Awards

ENIAC15-best-paper

Best Paper Award – ENIAC 2015

The paper "Detecção de Opinião em Mensagens Curtas usando Comitê de Classificadores e Indexação Semântica" by Johannes V. Lochter, Rafael F. Zanetti and Tiago Almeida received the best paper award in the XII Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC'15), Natal, RN, Brazil, 2015.

Best Paper Award – ENIAC 2014

The paper "Normalização Textual e Indexação Semântica Aplicadas na Filtragem de SMS Spam" by Tiago P. Silva, Igor Santos, Jose M. G. Hidalgo and Tiago Almeida received the best paper award in the XI Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC'14), São Carlos, SP, Brazil, 2014.

Best Paper Award – ENIAC 2013 (3rd place)

The paper "Aprendizado de Máquina Aplicado na Detecção Automática de Comentários Indesejados" by Túlio C. Alberto and Tiago Almeida received the best paper award (3rd place) in the X Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC'13), Fortaleza, CE, Brazil, 2013.

Prêmio Jabuti – 2012

The Prêmio Jabuti (the "Tortoise Prize") is the best-known literary award in Brazil. The book "Inteligência Artificial: Uma abordagem de aprendizado de máquina" by Katti Faceli, Ana C. Lorena, João Gama and André C. P. L. F. Carvalho was considered the best book about computing and technology published in Brazil in 2012.

Best Paper Award – ICMLA 2012

The paper "An Analysis of Machine Learning Methods for Spam Host Detection" by Renato M. Silva, Tiago Almeida and Akebo Yamakami received the best paper award in the 11st IEEE International Conference on Machine Learning and Applications (ICMLA'12) - Special Session: "Machine Learning in Information and System Security Issues", Boca Raton, FL, USA, 2012.

Ufscar recebe prêmio em Encontro de Inteligência Artificial

(12/11/2015 - Jornal Cruzeiro do Sul)

O professor Tiago Almeida, do Departamento de Computação do Campus Sorocaba da UFSCar, e os estudantes Johannes Von Lochter, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, e Rafael Zanetti, do bacharelado em Ciência da Computação, foram premiados no dia 5 de novembro, com o melhor artigo científico do XII Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (Eniac). O estudo premiado investigou a Detecção de opinião em mensagens curtas usando comitê de classificadores e indexação semântica. O Eniac é um evento que apresenta e discute inovações, tendências, experiências e evolução no campo de Inteligência Artificial. O evento foi realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, em Natal (RN), como parte da IV Brazilian Conference on Intelligent System (Bracis"15).

O texto original veiculado pelo Jornal Cruzeiro do Sul pode ser acessado aqui.

O projeto de pesquisa desenvolvido está disponível aqui.

Pesquisador desenvolve método de identificação de mensagens spams

(01/11/2014 - Jornal Cruzeiro do Sul)

O aluno de mestrado Tiago Pasqualini, sob orientação do Prof. Dr. Tiago Almeida, desenvolveu um sistema de normalização e expansão de textos com o intuito de melhorar o desempenho de métodos tradicionais de classificação de spams enviados via SMS. Por conta de seu trabalho, ele ganhou o prêmio de melhor artigo científico no XI Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC'14).

O texto original veiculado pelo Jornal Cruzeiro do Sul pode ser acessado aqui.

O projeto de pesquisa desenvolvido está disponível aqui.